Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala stephaniana Marques EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 12-11-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea de locais brejosos do Estado de Minas Gerais e, possivelmente, São Paulo. Neste último Estado é considerada vulnerável à extinção, porém não foram identificados até o momento registros de ocorrência. Tem distribuição restrita, com EOO de 909,74 km² e AOO de 12 km². No Estado de Minas Gerais é conhecida nos municípios de Ouro Branco, Entre Rios de Minas e Jacutinga, e a última coleta data de 1970. É ameaçada por declínio de hábitat, em decorrência de queimadas, mineração e manejo de pastagens.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega stephaniana (Marques) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala stephaniana ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Arch. Jard. Bot. Rio de Janeiro 29: 73. 1989.

Distribuição

Ocorre nos Estados de Minas Gerais e São Paulo (Pastore et al., 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas de 50-60 cm de altura; coletada com flores e frutos em novembro (Marques; Gomes, 2002).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes OCerrado paulista, ocupava no início do século XIX, cerca de 18,2% da superfíciedo Estado. Atualmente está representado por fragmentos dacobertura original no interior, constituindo áreas disjuntas. Menos de 10%desses fragmentos encontram-se protegidos na forma de unidades de conservação (SNUC) estaduais (Klein, 2002).

1.3.1 Mining
Detalhes Na região doQuadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças emconsequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava -atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos porlegislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristasserranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração,incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da MataAtlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias(Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- PASTORE, J.F.; MARQUES, M.C.M.; MEDEIROS, E.S.; LUDTKE, R. Polygala stephaniana in Polygala (Polygalaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB032454>.

- MARQUES, M.C.M.; GOMES, K. Polygala (Polygalaceae). In: WANDERLEY, M.G.L.; SHEPHERD, G.J.; GIULIETTI, A.M.; MELHEM, T.S.; BITTRICH, V.; KAMEYAMA, C. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: FAPESP/Hucitec, p.234-253, 2002.

- CAVASSAN, O.KLEIN, A.L. Eugen Warming e o cerrado brasileiro: um século depois. UNESP, 2002.

- SANTOS, L. M. D. Restauração de Campos Ferruginosos Mediante Resgate de Flora e Uso de Topsoil no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

Como citar

CNCFlora. Polygala stephaniana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala stephaniana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 12/11/2012 - 12:18:11